quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

Misericórdia quero e não sacrifício


Mefibosete, aleijado de ambos os pés, filho de Jônatas, remanescente da casa de Saul. Morava em Lo-Debar, que quer dizer terra sem pasto, e sua vida era de sofrimento até o momento em que foi chamado à presença do rei Davi. Isto aconteceu porque ao lembrar-se de sua aliança com seu amigo Jônatas, o rei Davi quis usar de misericórdia com aquele descendente que sobrara da linhagem de Saul. Sendo assim, segundo as ordens de Davi, foram restituídas as terras de Saul a Mefibosete e este passou a comer na mesa do rei como se fosse um dos filhos do rei.

Essa passagem descrita em 2 Samuel 9, diz no versículo 8 que Mefibosete não se sentia digno de tamanha bondade que lhe oferecera Davi, pois se considerava como um cão morto.

Muito parecido é o que Deus faz em nossas vidas. Ele nos tira de uma terra árida e nos coloca para banquetearmos com Ele em Sua presença, mesmo nós não merecendo. Isso se chama misericórdia. Misericórdia pode ser entendida como compaixão, bondade ou perdão. A misericórdia de Deus se manifesta em nossas vidas de várias formas como quando na fraqueza é que somos fortes ou como quando nossos pecados são lançados no mar do esquecimento porque fomos perdoados. Recebemos misericórdia de Deus imerecidamente.

Deus requer também de nós misericórdia, que nesse caso pode ser entendida como obediência e um coração quebrantado e verdadeiro diante de Deus. Sacrifícios eram feitos perante Deus para a remissão de pecados, mas eles nunca acabavam porque os pecados nunca deixavam de ser cometidos. Sacrifício quer dizer oferecer algo valioso a Deus, e por isso se tornava aceitável diante d’Ele. Mas ainda sim Deus diz em Oséias 6:6 “Misericórdia quero, e não sacrifício”. Ou seja, Deus prefere a misericórdia. Isso porque o sacrifício nem sempre era de todo coração e verdadeiro. E Deus ama a verdade.

A partir do momento em que o maior sacrifício foi feito por Jesus em favor da remissão de nossos pecados, não foi mais preciso nenhum sacrifício. Se para a remissão de pecados do povo de Israel era necessário que o sumo sacerdote entrasse a oferecer sacrifícios uma vez ao ano, com o sacrifício vivo de Jesus isso já se tornou aceitável diante de Deus somente uma vez. Ou seja, não há mais sacrifícios a serem feitos. Que coisa maravilhosa!

O sacrifício que Deus quer de nós hoje é simplesmente sacrifícios de louvor e o negar-se a si mesmo, ou seja, a própria carne. Esse sacrifício não pode ser entendido como um sofrimento ou um peso porque Deus não nos dá nada a mais que não possamos suportar: “Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve” (Mateus 11:30).

Nos quatro dias do feriado de carnaval aprendi muito sobre “misericórdia quero e não sacrifício” no acampamento da IBC (Igreja Batista Central em Goiânia), minha igreja. Por isso resolvi falar um pouco aqui sobre esse tema. Bom mesmo é servir e ter um compromisso real e verdadeiro com Deus, que é a fonte de todas as misericórdias: “As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim” (Lamentações 3:22).

9 comentários:

Anônimo disse...

Eita, muito bom. Sacrifício foi um tema constante dos meus pensamentos nos últimos dias, rs. Mas pensar que Deus prefere a misericórdia, e justamente por isso nos concedeu seu Filho, pela graça, quebra qualquer outro tipo de pensamento que possa querer fazer Dele um Deus carrasco e sanguinário... rs.
Que bom que aproveitou os estudos do acampamento!

Inté, moça.

Rafaela Cardoso disse...

muito edificante seu post.
penso no sacrificio que cristo fez para conosco.
de se abidicar de seus desejos para fazer a obra.
de nos amar com um amor ágape, um amor trasnformador, por nois filhos dele.
o nosso DEUS é incomparável e admiravel por tudo o que tem feito a todos nos.
como um preletor disse em minha igreja: - o nosso Deus é um Deus de boas novas.

Deus a abençõe!
irei estar a visitar- te.
até!

Anônimo disse...

obrigada, bruna! e eu estou certa de que a sua hora tb ñ vai demorar pra chegar não. matenha-se sempre firme, pq realmente não é fácil passar por essas coisas, né? mas no fim dá tudo certo. beijinho.

Rafaela Cardoso disse...

retribuindo o comentário, obrigada Bruna.
DEUS te abençõe muito!
até a proxima ....
quando vai postarde novo?
bju ate...

Kessia disse...

Oi Bruna =)

mto obrigada pelos comentários!

essa historia de mifibosete, meia perdida na bíblia, é uma das minhas favoritas..
mostra n apenas a misericordia de Deus, mas tb como ele n se esquece da gente qdo pensamos q ninguem se importa...

mto bom..

Deus te abençõe, e continue na batalha pela conquista de teus sonhos!!
Direito é um curso lindo! rs
n desista!!

=*

Unknown disse...

Oi Bruna,
Eu moro em Newark New Jersey e frequento a igreja "Mount Zion International Community", q. vc. alias pode ate conhecer pela internet.
O trabalho da igreja e feito atraves de celulas, e me designaram para eu falar sobre mifibosete, e gostei de ler a sua mensagem sobre esta passagem biblica.
Que Deus te abencoe.
Milton

Anônimo disse...

tipo.. tava com duvida sobre isso e seu post me esclareceu muito!!

obg.. que Deus venha fazer vc trasbordar do Espirito Santo!

heliovinicius@yahoo.com.br disse...

...QUE A PALAVRA DE DEUS SE ESPALHE PELO MUNDO ,DE TODAS AS FORMAS, DE VEICULAÇÃO E QUE A LUZ DIVINA ESTEJA SEMPRE EM
NOSSAS MENTES PARA ABRIR OS OLHOS DOS CEGOS NA FÉ. A PAZ DO SENHOR.

Alan disse...

Por algumas vezes Jesus disse no novo testamento: procurem entender o significado misericordia quero e nao sacrifício. Ele dizia essas palavras para os fariseus que muito sacrificavam mais pouco tinha misericordia..